Realizado pelo Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE) e Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB), o ciclo de conferências AUDIOVISUAL SEM FRONTEIRAS colocou em pauta diferentes olhares, aspectos e desafios da indústria criativa, diante do cenário social, político e econômico brasileiro e mundial.
Pesquisadores, acadêmicos, produtores, jornalistas, representantes institucionais e demais agentes do setor audiovisual e da economia criativa debateram questões como: a relação entre cinema, cultura e o soft power, a visão do mundo sobre o Brasil a partir da indústria criativa, os caminhos e tendências para inovação, exibição e circulação do audiovisual, entre outros temas.
Os encontros foram virtuais e realizados quinzenalmente, nos meses de agosto (11 e 25) e outubro (13 e 27) de 2020, sempre às terças-feiras às 16h (horário de Brasília). Com apoio da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e do Centro de Análise de Cinema e Audiovisual (CENA/UFSCar), a iniciativa visa a promoção do diálogo, análise e cruzamento de ideias para o fortalecimento e continuidade de desenvolvimento do setor audiovisual em todas as suas expressões.
A segunda edição da conferência AUDIOVISUAL SEM FRONTEIRAS aconteceu no dia 25 de agosto e abordou o tema “INOVAÇÃO e TECNOLOGIA NO CENTRO DA CRIAÇÃO E DOS NEGÓCIOS DA INDÚSTRIA CRIATIVA”, edição realizada em parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca/ Ponte Nórdica nas Escolas. Dentre os convidados, estiveram Morten Thorning (Bureau G), Paulo Souza (Unreal/Epic), Rodrigo Terra (Arvore e XRBR), Lyara Oliveira (Pesquisadora USP), Letícia Pozza (Data Strategist), contando com Mediação de Márcio Yatsuda, e curadoria de Alessandra Meleiro (Pós-doc em Film Studies e Presidente Forcine).
Morten Bureau G abordou o status da indústria audiovisual digital na Europa, mais especificamente na Dinamarca, e sua expressiva participação no PIB do país que tem forte tradição de colaborações público-privada na área de inovação, pesquisa e desenvolvimento.
Paulo Souza explorou a importância de se conciliar conhecimento técnico com experiência executiva e financeira nas áreas de games, animações, realidade virtual e realidade aumentada.
Rodrigo Terra, criador de conteúdos imersivos e estrategista em inovação, abordou a importância da formação de equipes multidisciplinares e de novos sistemas de trabalho em equipes voltadas à inovação e economia criativa.
A pesquisadora Lyara Oliveira expõs sua pesquisa de linguagem e modos de criação e produção de conteúdo audiovisual imersivo com ênfase em vídeo 360.
Letícia Pozza analisou o papel da ciência de dados, arquitetura e visualização da informação para a tomada de decisões estratégicas em empresas do audiovisual, a partir de projetos de inteligência de dados.
Evento gratuito, com transmissão ao vivo em português, via plataforma online Zoom. Voltado a realizadores, estudantes, pesquisadores e demais agentes da Cultura e da Indústria Criativa.
Serviço
- Evento: Ciclo de conferências AUDIOVISUAL SEM FRONTEIRAS
- Tema (1ª edição): Como o cinema, o audiovisual e a imprensa internacional ajudam a moldar o que se pensa do Brasil no mundo
- Data: 11 de agosto (terça-feira)
- Horário: ao vivo – 16h (horário de Brasília)
- Plataforma: link zoom – ICAB
- Inscrições: gratuitas pelo link https://forms.gle/L4QJ1VrwqoQ2hbjH8
- Dúvidas ou mais informações pelo e-mail: contato@icabrasil.rg
- Conferência em português