CineOP vai exibir filmes da Cinédia

CineOP vai exibir filmes da Cinédia

 

Entre os dias 17 e 22 de junho, acontece a 5ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP). Serão exibidos 65 filmes na cidade histórica mineira, dentre eles 15 longas-metragens, 7 médias e 43 curtas. Ao todo, serão 31 sessões, todas gratuitas. Haverá também a exibição de filmes restaurados da Cinédia, produzidos na década de 1930, e também  filmes clássicos sobre o futebol brasileiro.

O filme de abertura será “Bonequinha de Seda” (1936), primeira super-produção brasileira, com duas conquistas técnicas a se registrar: o uso da grua e a “projeção por transparência”, pela qual as cenas previamente filmadas eram projetadas na janela traseira de um carro para dar a sensação de movimento.

O filme foi um estrondoso sucesso, ficando cinco semanas em cartaz, atrasando o lançamento de filmes estrangeiros e batendo o recorde de bilheteria. Da mesma época, também serão exibidos “Lábios Sem Beijos” (1930), “Mulher” (1931), “Ganga Bruta” (1933) e “Alô Alô Carnaval” (1936, na foto acima).

E no mês em que todos os olhares estarão voltados para os gramados, durante a Copa do Mundo, a CineOP também vai destacar a relação entre o futebol e o cinema. No dia 20 de junho, a mostra vai transmitir o jogo do Brasil contra a Costa do Marfim e depois exibirá o filme  “Garrincha, Alegria do Povo” (1962), de Joaquim Pedro de Andrade, tido como o primeiro documentário brasileiro sobre um esportista.

A seleção tricampeã em 1970, na Copa do México, será representada pelo longa “Brasil Bom de Bola”, realizado pelo Canal 100. Cinema e futebol será o tema do debate “Bola no Set, Cinema no Campo”, que tem como convidados o jornalista e critico de cinema Luiz Zanin Oricchio, o jornalista e presidente da TV Panorama, Omar Peres; o cineasta Adirley Queirós; o professor e critico de cinema Inácio Araújo; e o diretor do acervo do Canal 100, Alexandre Niemeyer.

Também serão exibidos os longas contemporâneos “Uma Noite em 67”, de Renato Terra e Ricardo Calil; e “As Cartas Psicografadas de Chico Xavier”, de Cristiana Grumbach. Entre os curtas, serão 43 filmes vindos de Minas Gerais, Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Paraíba, Distrito Federal, Goiás, incluindo filmes premiados como “Bailão, Dias de Greve” e “Em Trânsito”.

Além das exibições dos filmes em pré-estreias e retrospectivas, haverá o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros, debates, seminário, oficinas, exposição, shows e atrações artísticas.

Faça o download e confira a programação completa do evento.

SERVIÇO
5ª CineOP
Data: 17 a 22 de junho
Local: Ouro Preto/MG
Fone: (31) 3282.2366
Site: www.cineop.com.br
Twitter: universoprod
Facebook: Universo Produção