O Encuentro de Observatórios Audiovisuales, organizado pela brasileira Alessandra Meleiro e os acadêmicos argentinos Julio Bertolotti, Leandro González e Sergio Romero, ocorrerá no âmbito do IV Fórum Internacional Narrativas en las Fronteras.

O Encuentro de Observatórios Audiovisuales objetiva:

1- Construir um repertório de Observatórios para aprimorar a transparência do Mercado – a coleta de dados confiáveis, indicadores econômicos e informações sobre o comércio de produtos e serviços do setor audiovisual;

2-Facilitar o compartilhamento de dados e estudos do setor, além de metodologias de pesquisa;

3-Apoiar o estabelecimento de agrupamentos de pesquisa sobre o setor audiovisual, através da formação de uma equipe interdisciplinar;

4-Reunir os vários detentores de interesse em inteligência de mercado deste agrupamento industrial, a fim de identificar obstáculos e barreiras ao crescimento, bem como necessidades e oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

O IV Fórum,  um evento académico e profissional, organizado pelo PIANAC (Programa de Investigação Aplicada em Narrativas Audiovisuais na Convergência) e pela Licenciatura em Produção Audiovisual pela UNTREF (Universidad Nacional de Tres de Febrero, Argentina), juntamente com o Grupo de Pesquisa Transficção da Universidade de Zaragoza (Espanha) e Blankspot Storytelling, será um espaço de reflexão crítica sobre narrativas contemporâneas.

Ao longo de cinco encontros híbridos (presenciais e virtuais), serão abordados temas relacionados com narrativas em relação às comunidades e plataformas mediáticas, contando com a participação de pesquisadores e profissionais da Argentina, América Latina e Espanha, que compartilharão sua visão em mesas de diálogo e entrevistas.

O Fórum abrigará, ainda, o lançamento do Observatório Audiovisual da Universidad Tres de Febrero, da Província de Buenos Aires, e do livro “Narrativas Convergentes”, fruto da colaboração entre a UNTREF e a Universidade de São Paulo (USP), da qual participam 18 pesquisadores da Argentina, Espanha e Brasil.

Veja a Programação do Evento. Para saber mais, acesse aqui.

PROGRAMAÇÃO “Encuentro de Observatórios Audiovisuales”

Mediação: Leandro R. González (UNGS) e Julio Bertolotti (UNTREF)

Alessandra Meleiro
(Coordenador do Centro de Análise de Cinema e Audiovisual – CENA – Brasil)
Hallein do Amaral
(Coordenador de Gestão de Informações Regulatórias, Agência Nacional de Cinema – ANCINE – Brasil)
Roberto Walter Ferreira
(Coordenador de Estudos e Monitoramento do Mercado, Ancine)
Leila Bourdoukan
(Diretor Executivo, Observatório da Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo S.A. – SPCINE- Brasil)
Victor Hugo
(Coordenador do Observatório Spcine – Brasil)
Gabriel Portella
(Observatório da Cultura e do Audiovisual de Belo Horizonte – Brasil)

Data “Encuentro de Observatorios Audiovisuales”: 31/10/2024

Data “IV Fórum Internacional Narrativas nas Fronteiras”: 31/10- 28/11/2024.

Local: Transmissão online em www.narrativasenlasfronteras.ar