A dissertação #ARTMOBILE – Mostra Interativa de experiências artísticas com o celular que está no bolso dos jovens, de Giuliano Chiaradia, será defendida no dia 10/04/24, na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como resultado final do Mestrado Profissional em Mídias Criativas (PPGMC).
O pesquisador, integrante do CENA (Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual), e orientado por Alessandra Meleiro, apresenta uma reflexão sobre a possibilidade de fazer arte com uma ferramenta tecnológica que está no bolso de quase todas as pessoas nos dias de hoje, e como produzir conteúdo artístico independente do modelo ou marca do aparelho telefônico. A partir de experiências criativas realizadas com diversos jovens, entre 17 e 23 anos, em diferentes países durante quase uma década, notou-se na pesquisa desde a criação deste projeto, que é possível produzir conteúdo artístico e promover a inclusão digital, a autoexpressão e o empoderamento desses jovens utilizando o telefone celular como ferramenta.
Para tanto, reuniu na dissertação os resultados dessa pesquisa artística, através de Workshops Criativos intitulados #Artmobile e realizados em 07 países: Tanzânia, Etiópia, Marrocos, Israel, Palestina, Uruguai e Brasil.
Os participantes, em sua maioria jovens, utilizaram a intuição, a imaginação e a performance do improviso para criar uma conexão mais ampla e significativa com o dispositivo móvel e a tecnologia. Para além do relato através de ensaio, idealizou uma Mostra Interativa que reunirá todo o acervo audiovisual produzido por esses jovens. A Mostra promoverá a interatividade na medida em que haverá produção de novas obras de arte com o celular dos visitantes durante a exposição.
A ativação de QR Codes nos ambientes da Mostra permitirá aos visitantes interagir com a exposição e produzir arte com o celular que estiver disponível no bolso, compartilhando em seguida nas redes sociais.
Por meio dessa Mostra interativa, o perfil @artmobileprojetct e a hashtag #MostraArtmobile serão utilizados para retroalimentar a exposição no ambiente online. Compartilhando nas redes sociais todo esse conteúdo contemporâneo produzido pelos visitantes, o projeto promove também a inclusão digital através da autoexpressão, e outros temas como diversidade e sustentabilidade. Dessa forma, a exposição se tornará um espaço de inspiração, descoberta e conhecimento, com a possibilidade de abrir caminhos e oportunidades para os jovens no mercado audiovisual brasileiro.
Saiba mais em: https://artmobileproject.wordpress.com/