Consultoria CENA para Centro Paula Souza

Consultoria CENA para Centro Paula Souza

O Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual participou, na modalidade consultoria, do processo de reformulação do Plano de Curso da Habilitação Profissional (de Nível Médio) Técnico em Produção de Áudio e Vídeo do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

A consultoria, que teve Alessandra Meleiro representando o CENA, ainda contou com a profissional Juliana Garzillo Cavalcanti (NETFLIX) junto ao excelente corpo de profissionais da Secretaria Estadual de Educação do Governo do Estado de São Paulo, que instituiu o “Laboratório de Currículo” – espaço privilegiado para os produtos relativos à pesquisa, ao desenvolvimento, à implantação e à avaliação de currículos pertinentes à Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Assim, especialistas, docentes e gestores educacionais atuaram no sentido de atualizar, elaborar e reelaborar os Planos de Curso das Habilitações Profissionais oferecidas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

A consultoria levou em consideração tanto as diretrizes institucionais (análise do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos/ MEC e a Classificação Brasileira de Ocupações/ Ministério do Trabalho), quanto as demandas do mercado de trabalho, a formação profissional do aluno e os princípios contidos na LDB e demais legislações pertinentes. Ou seja, partiu-se das leis federais brasileiras e das leis estaduais (estado de São Paulo) que regulamentam e estabelecem diretrizes e bases da educação, juntamente com pesquisa de mercado e avaliação das demandas por formação profissional.

Uma sequência de encontros de trabalho, previamente agendados, possibilitou reflexões, pesquisas e posterior construção curricular alinhada a este mercado.

O resultado do trabalho foi o Plano de Curso da Habilitação Profissional de Técnico em Produção de Áudio e Vídeo,  que visa disponibilizar informações e oferecer práticas que aproximem estudantes de escola pública do mercado audiovisual, sob a perspectiva da formação de profissionais com olhar crítico a respeito da instrumentalização dessa linguagem.