Durante a 28a Mostra de Cinema de Tiradentes ocorreu o 3o Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro. 90 participantes representando diversos segmentos do ecossistema audiovisual, atuando em seis grupos de trabalho – formação, produção, exibição/difusão, distribuição/ circulação, preservação e observatórios (instaurado nesta edição) – esboçaram recomendações específicas e transversais, adotando por premissas orientadoras os eixos descentralização, diversidade, democracia, desenvolvimento econômico e social.
Nesta edição, a Coordenadora científica do CENA, Alessandra Meleiro, atuou como Coordenadora Executiva, juntamente com Debora Ivanov e Tatiana Carvalho Costa, além de ter coordenado o Grupo de Trabalho Observatórios do Audiovisual.
O evento destacou a necessidade de políticas públicas sustentáveis, reforçou a importância do audiovisual como setor estratégico e reafirmou demandas para os próximos anos. A Carta de Tiradentes 2025, documento resultante das discussões, sintetiza diretrizes e reivindicações que serão encaminhadas às instâncias governamentais dos poderes judiciário, legislativo e executivo nas esferas federal, estadual e municipal, entidades de classe, instituições de ensino, de guarda, financeiras, empresas, imprensa, profissionais do setor, além de distribuição ampla.
Apesar de reconhecer avanços significativos como a renovação da Cota de Tela, o fortalecimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), foram apontados desafios no que diz respeito à regulação do Video sob Demanda (VoD), ao fortalecimento dos polos regionais e à ampliação do acesso ao cinema brasileiro. Sendo assim, o documento enfatiza a urgência de uma política de desenvolvimento do audiovisual que contemple todas as etapas da cadeia produtiva, desde a formação e produção até a distribuição e exibição.
Outro eixo central do documento trata a expansão e fortalecimento do circuito de exibição e defende investimentos na manutenção e ampliação de salas de cinema, com especial atenção às regiões fora dos grandes centros.
Coordenadores do 3o. Fórum de Tiradentes: Alessandra Meleiro, Debora Ivanov, Raquel Hallak, Tatiana Carvalho Costa e Mario Borgneth
3º FÓRUM DE TIRADENTES APRESENTA CARTA DE TIRADENTES 2025 EM ENCONTRO COM SETOR AUDIOVISUAL PAULISTA
O Encontro ocorreu no dia 18 de março, terça-feira, às 10h, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc com a participação das diretorias da Ancine, Spcine, Apaci, Bravi e Siaesp. A Carta foi apresentada pelos Coordenadores Raquel Hallak, Mario Borgneth, Alessandra Meleiro – Coordenadora Científica do CENA -, Debora Ivanov e coordenadores dos GTs presentes no evento.
COORDENAÇÃO GERAL – 3º FÓRUM DE TIRADENTES:
Mário Borgneth – diretor e produtor de cinema e TV
Raquel Hallak – diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra de Cinema de Tiradentes
COORDENAÇÃO EXECUTIVA – 3º FÓRUM DE TIRADENTES:
Alessandra Meleiro – pesquisadora, professora, gestora cultural | SP
Débora Ivanov – produtora e distribuidora | SP
Tatiana Carvalho Costa – presidente da Associação de Profissionais Audiovisuais Negros – Apan | MG