A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), através do Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual (CENA), realizou a Pesquisa Mapeamento do Ecossistema XR no Brasil.
A pesquisa, conduzida pela Profa. Dra. Ines Maciel, com supervisão de pós-doutorado da Profa. Alessandra Meleiro, conta com a parceria de importantes órgãos governamentais e associações como ICAB, BRAVI, XRBR e ABRAGAMES, com patrocínio Spcine, fortalecendo a conexão da pesquisa com importantes hubs que conectam esse ecossistema. A coleta de dados foi online e teve a duração de 1 mês, com início em julho e término em agosto 2020.
A pesquisa tem como objetivo gerar dados estruturados que auxiliem na proposição de políticas públicas para desenvolvimento de tecnologias e conteúdos em Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista, nas áreas de cinema, audiovisual e games. O escopo entende que essa tecnologia possui uma forte vocação para o desenvolvimento da Indústria Criativa nesses segmentos.
Nesta etapa, a ação mapeou o interesse de empresas das áreas citadas em desenvolver conteúdos XR, identificou empresas com projetos ou que já iniciaram sua atuação no desenvolvimento de conteúdos XR, levantou demandas específicas dessas empresas em termos de financiamento público para o setor e identificou o impacto do COVID-19 no desenvolvimento dessas empresas.
Para alcançar estes objetivos, a Pesquisa desenvolveu o seguinte questionário: neste link.
Veja também as páginas do Mapeamento de XR no Brasil no Facebook e Instagram.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto.
Leia matéria publicada no Portal Exibidor, além de artigo no jornal O Globo publicados sobre a pesquisa.
Clique aqui para assistir ao vídeo de apresentação da Pesquisa.
https://www.linkedin.com/groups/12432077/