Com 24 longas e média-metragens programados, a Mostra África Hoje, que começa dia 15/05, e vai até o dia 10/06/2012 na CAIXA Cultural do Rio de Janeiro e São Paulo, oferece a oportunidade de conhecer um pouco mais do continente africano por meio de sua cinematografia. O primeiro festival no Brasil dedicado a documentários de temática africana conta com curadoria do moçambicano Pedro Pimenta, organizador do festival Dockanema, que acontece todos os anos em seu país, e da cineasta Luciana Hees.
A primeira mostra de documentários africanos exibirá 24 filmes de cineastas de diversas nacionalidades na Caixa Cultural do Rio e de São Paulo. São ao todo 24 filmes, longas e médias metragens, que serão exibidos em sessões únicas. A mostra contará ainda com a realização de um debate, dia 26 de maio às 17h30, com o tema África Hoje, e participação de Luciana Hees, Marco Abujamra e o doutor em cinema e estética, especialista em cinema africano, Mahomed Bamba. Em São Paulo, o debate será no dia 01/06/12, às 19h45, e contará com a presença de Alessandra Meleiro, presidente do Iniciativa Cultural, que lançará a publicação Journal of African Cinemas, publicado pela britânica Intellect Books, inteiramente dedicado aos cinemas lusófonos africanos.
África Hoje pretende oferecer um vasto panorama da produção africana contemporânea de documentários, realizados por cineastas de diversas nacionalidades (França, Egito, Espanha, Inglaterra, EUA e outros). Os filmes tratam de questões prementes do continente, que em muitos aspectos dialogam com a realidade brasileira, além de oferecer uma vasta reflexão sobre a diversidade da condição humana.
Questões instigantes e impactantes, como a convivência numa piscina pública entre brancos e negros, na África do Sul pós-apartheid (Dias de Sea-Point, de François Verster); ou um decreto do governo para combater o banditismo, que gerou uma onda de mortes da população de Douala, na República dos Camarões (A Milícia de Camarões, de Oswalde Lewat-Hallade), são abordadas pelos cineastas selecionados. “A Mostra AFRICA HOJE foi pensada a partir de um grande interesse e curiosidade que temos em culturas e expressões que nem sempre são representativas institucionalmente; muitas vezes são originadas de um olhar singular, de um contexto não midiático.
Os documentários incluem reflexões sobre a condição da mulher africana, segregação social, relações internacionais, seqüelas e subprodutos das guerras, novas gerações e o futuro do continente. A programação oferece uma ampla amostragem do que de melhor foi produzido nos últimos anos, com uma inteligente e sensível escolha de filmes que abordam temas e situações emblemáticas de diversos países.
SOBRE OS CURADORES
Pedro Pimenta é cineasta e produtor. Começou sua carreira no Instituto Nacional de Cinema de Moçambique em 1977. Desde então, produziu inúmeros curtas de ficção, documentários e longa-metragens. Em 1997, produziu o filme “Fools”, primeiro longa metragem rodado por um sul africano negro (Ramadam Suleman) e, no mesmo ano, “Africa Dreaming”, crônica da África em seis atos, tendo como tema comum o amor. Entre 1997 e 2003, foi Conselheiro Técnico da UNESCO no Zimbabwe Film and Video Training Project for Southern Africa, em Harare. É um dos fundadores do AVEA – Audio Visual Entrepreneurs of Africa. Também é membro correspondente estrangeiro da “Association du Cinéma du Réel”, encontro internacional do cinema documentário. É fundador e diretor do Dockanema – Festival Internacional do Filme Documentário em Moçambique.
Luciana Hees envolveu-se com o cinema documentário em 2005, quando foi convidada a desenvolver a imagem para a primeira edição do Dockanema. Em 2010, realizou o seu primeiro curta “O Salão Azul”, selecionado para o International Film Festival of Rotterdam ? IFFR e para o Images Festival of Toronto. No Brasil criou e ilustrou inúmeras capas de livros e ficou classificada na VI Bienal Brasileira de Design (2002), em São Paulo. Em 2010 fez sua primeira exposição individual no Centro Cultural Franco-Moçambicano. Paralelamente desenvolve também projetos pessoais em artes plásticas. Luciana vive e trabalha em Moçambique desde 2003.
PALESTRANTES CONVIDADOS
Mahomed Bamba é natural da Costa do Marfim. Doutor em Cinema, Estética do Audiovisual e Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e professor adjunto na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Publicou vários artigos sobre as teorias da recepção cinematográfica e os cinemas africanos, é membro do conselho deliberativo da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema) e participou de festivais e mostras de cinema como convidado, palestrante e membro do júri – Mostras de Cinemas Africanos de Florianópolis-2007-2009; Amazonas Film Festival-2008; pré-seleção do Festival de 5 minutos da Bahia (2008); VI Panorama Internacional Coisa de Cinema-Salvador-Bahia-2010.
Alessandra Meleiro tem Pós-doutorado junto à University of London (School of Oriental and African Studies), é Guest Editor do “Journal of African Cinemas”/ Intellect Publishers (UK), e organizadora da coleção de livros “Cinema no mundo: indústria, política e mercado” (África, Ásia, América Latina, Europa e Estados Unidos), dentre outros. Profa. Adjunta do Curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense (RJ).
Veja a Programação completa em http://mostraafricahoje.blogspot.com.br/p/programacao.html
Facebook: africahoje
SERVIÇO
Caixa Cultural Rio de Janeiro
Quando: de 15-27/05/2012
Caixa Cultural São Paulo
Quando: de 29/05-10/06/2012