Por Ernesto Piedras Feria
O termo Observatório alude a uma instituição dedicada a monitorar, refletir, impulsionar acordos e gerar recomendações úteis para a política e a gestão cultural de um Estado.
Mesmo com diferentes formatos e localizações, observatórios culturais frequentemente possuem em comum um caráter de mediação na busca, análise e difusão das informações. São áreas de interatividade e de negociação, promovem políticas de Estado ou da sociedade que sejam sustentáveis além das mudanças políticas e administrativas e identificam a importância da cultura nas relações e nas trocas de um país ou região com os outros.
Tudo isso pode ser conseguido através de diversos meios e atividades, como por exemplo, um portal na Internet, um programa de publicações, programas de treinamento, redes de investigação, eventos como cursos, oficinas, conferências, congressos e seminários, entre outros.
É importante que o Observatório tenha presença constante na mídia especializada, bem como em eventos relacionados à atividade cultural do Estado.
Clique aqui para ler o artigo em espanhol na íntegra.