O Rio de Janeiro é o Estado que tem o maior percentual de municípios com salas de cinema, de acordo com o estudo Cultura em Números – Anuário de Estatísticas Culturais 2009, elaborado pelo Ministério da Cultura (MinC). Ao todo, 41,3% das cidades fluminenses declararam possuir ao menos uma sala. São Paulo vem em segundo lugar, com quase metade desse percentual: 22,23%. O Amapá aparece em terceiro com 18,75%; e o Maranhão, último colocado, tem 1,38%. A média nacional é de 8,7% dos municípios com salas de cinema.
Os números fazem parte de uma política de informações e indicadores culturais e pretende contribuir para a consolidação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), um dos pilares do Plano Nacional de Cultura.
O anuário foi desenvolvido ao longo de 2007 e 2008 pela Gerência de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Políticas Culturais do MinC. A publicação reúne informações quantitativas sobre as diversas expressões culturais – cultura popular, teatro, biblioteca pública, museu, artes plásticas, cinema, entre outras – divididas em cinco áreas: Oferta da Cultura; Demanda da Cultura; Indicadores Culturais; Financiamento da Cultura e Gestão Pública da Cultura.
Diversas fontes de dados foram utilizadas, mas a principal foi o Suplemento de Cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC 2006), uma parceria do MinC com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Cinema
Os dados também apontam que São Paulo é o Estado com a maior quantidade de salas de cinema na Região Sudeste. O Rio de Janeiro apresenta o segundo maior número absoluto, porém o pior porcentual de concentração dessas salas na capital: 63,57%. Os demais estados apresentaram menor concentração nas capitais, cerca de 35%.
Santa Catarina é o estado com a menor concentração de cinemas na capital, ou seja, apresenta a melhor distribuição do equipamento entre suas cidades. 9,7% dos municípios brasileiros declararam possuir festivais e/ou mostra de cinema, com destaque para o Rio de Janeiro, que apresenta a maior representatividade.
Os cineclubes estão presentes em apenas 4,2% dos estados. No geral, esses porcentuais são bastante discretos, com exceção do Rio de Janeiro e do Amapá.
Faça o download e confira o estudo completo em todas as áreas da cultura.