O LATC – Latin American Training Center – realiza no Rio a partir de 15 de junho de 2009, em parceria com o grupo espanhol EGEDA (Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais) o “I Seminário de Capacitação para Produtores Audiovisuais”. Com enfoque no mercado audiovisual europeu, o programa oferece formação prática abordando temas como desenvolvimento de projetos, coproduções internacionais e aplicação de leis de incentivo fiscal de países latinos e europeus, contratação e direitos na produção e distribuição de conteúdos audiovisuais, os novos modelos de negócios surgidos com as novas tecnologias, entre outros. Um dos destaques do seminário é o acompanhamento por dois meses, via web, dos projetos audiovisuais dos alunos por profissionais da indústria audiovisual européia.
O formato do seminário oferece aulas intensivas, teóricas e práticas, para produtores audiovisuais latino-americanos, proporcionando novos contatos profissionais e possibilidades de coproduções com a Europa, além de assessoria personalizada para cada projeto. Entre os tutores estrangeiros estão produtores e advogados europeus, como a francesa Renate Roginas, o português Fernando Vendrell, o alemão Marc Irmer, o espanhol José Antonio Suarez (biografias abaixo). No time brasileiro de palestrantes, já estão confirmadas as presenças de Alberto Flaksman (assessor internacional da ANCINE), Diler Trindade (produtor audiovisual), Carlos Eduardo Rodrigues (Globofilmes), Julio Worcman (Synapse/SBTV,) Iafa Britz (produtora executiva e sócia da Total Entertainment) e Fábio Cesnik (advogado do Cesnik, Quintino & Salinas Advogados, escritório voltado para consultoria de negócios culturais).
O curso é dividido em três módulos, sendo que o primeiro e o terceiro são presenciais (com duração de três dias cada) e o segundo realizado via web. No Brasil, o programa começa no dia 15 de junho (1º módulo: 15, 16 e 17/06; 2º módulo: de 18/06 a 24/09 e 3º módulo: 25, 26 e 27/09), e será realizado com o apoio do Service Audiovisuel de l’Ambassade de France au Brésil e o Festival do Rio. Este mesmo seminário será organizado ainda este ano no México e Argentina.
As inscrições devem ser feitas através do site www.latamtrainingcenter.com.
Palestrantes Europeus
Renate Roginas (França): comandou por 19 anos, como produtora, o departamento internacional de coprodução do TELFRANCE, uma das principais produtoras da França baseada em Paris. Desde 1988, Renata integra a “European Film Academy” e em 1991 foi admitida no “French writers’ guild SACD”. Desde maio de 2008, ela e seu marido comandam o “Vila KULT”, em Berlim, local inovador dedicado ao público multimídia amante de cinema, televisão, rádio, música, dança, entre outros.
Fernando Vendrell (Portugal): realizador e produtor cinematográfico e membro da “European Film Academy”. Vendrell esteve à frente de mais de 15 filmes (entre longas e curtas-metragens), além de ter trabalhado em séries de televisão como em “O Dia do Regicídio”, vencedora do Monte-Carlo International Television Festival como Melhor Série de Comédia de 2006. Entre outras atividades, Vendrell trabalhou também como produtor teatral e professor do Curso de Cinema da Licenciatura em Cinema, Video e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Marc Irmer (Alemanha): formado em relações internacionais, Irmer já acompanhou como produtor a realização de oito longas-metragens, oito documentários e dez curtas. Desde 2007 comanda sua produtora, a Dolce Vita Films, já tendo trabalhado como co-produtor em produções de diferentes países como Brasil, Áustria, Suíça, Colômbia, Argentina e Índia. Irmer é também membro do Sindicato de Produtores Independentes Franceses.
José Antonio Suarez (Espanha): advogado em exercício e sócio diretor do escritório Suárez de la Dehesa Abogados. Especializado em direito da propriedade intelectual e do audiovisual, é assessor de empresas de produção, televisão e distribuição, assim como de entidades associativas de produtores audiovisuais. É autor de “Introducción al derecho audiovisual”, “El régimen legal de la coproducción audiovisual”, bem como de diferentes artigos sobre o assunto; coordenou a obra coletiva “Legislación y jurisprudencia del audiovisual”.
Organizadores
LATC
O Latin American Training Center (Centro Latino-Americano de Treinamento e Assessoria Audiovisual), www.latamtrainingcenter.com sediado no Rio de Janeiro, é um centro regional de consultoria audiovisual fundado por Steve Solot, ex-vice-presidente para América Latina da MPA (Motion Picture Association). O LATC oferece serviços completos de consultoria para projetos audiovisuais, e também organiza oficinas e cursos técnicos sobre produção e distribuição audiovisual. O LATC é afiliado à Associação Internacional de Escolas de Cinema e Televisão – CILECT (Bruxelas, Bélgica), e mantém convênios com o Independent Feature Project – IFP, a Fundación para la Investigación del Audiovisual – FIA, a Fundação IFTA (Independent Film & Television Alliance), e a National Association of Latino Independent Producers – NALIP.
EGEDA
A Entidad de Gestión de Derechos de los Productores Audiovisuales www.egeda.es é a entidade de gestão que representa e defende os interesses de produtores audiovisuais na Espanha. A Entidade está autorizada para esta função pelo Ministério de Cultura da Espanha e suas atividades se realizam sem fins lucrativos. A EGEDA administra principalmente o direito de remuneração por cópia privada e algumas modalidades do direito de comunicação pública, como a retransmissão e a comunicação em lugares públicos, em nome e por conta dos produtores audiovisuais. A EGEDA, que mantém importantes relações com as associações de produtores de diversos países da comunidade ibero-americana, já tem entidades de gestão no Equador, Peru, Chile, Colômbia e Uruguai para a administração coletiva dos direitos de propriedade intelectual dos produtores nestes países, estando próxima a constituir entidades também no México e outros países.
Patrocinador
MEDIA – Europa
O MEDIA http://ec.europa.eu/information_society/media é um programa europeu de apoio à indústria audiovisual. Ele financia iniciativas de formação de profissionais do setor, desenvolvimento de projetos, assim como atividades de promoção de obras audivisuais européias. Nos últimos 16 anos o programa já apoiou o desenvolvimento e distribuição de aproximadamente mil filmes. De 2001 a 2006, foram patrocinados mais de 8 mil projetos em mais de 30 países.