O curso “TV: Do design da criação à produção” pretende proporcionar uma visão geral das principais etapas da produção audiovisual, possibilitar que cada participante exerça diferentes funções durante os exercícios práticos e mostrar como desenvolver um projeto audiovisual da ideia ao produto final.
Coordenação: Cláudio Freitas de Magalhães – Doutor em Engenharia de Produção, COPPE/UFRJ.
Início: 13 de outubro – 2ª e 4ª feira, das 19:00 à 22:00h (Serão agendadas aulas em alguns sábados)
Cargas horária: 126 horas
Local: Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio)
Mais informações: 0800 970 9556 / http://www.cce.puc-rio.br/artes/tv.htm
Programa:
– Introdução ao Audiovisual
Breve apresentação do workshop. História do Cinema e da Televisão. Televisão, de onde veio e para onde vai. A Televisão no Brasil. Audiência. Teledramaturgia. TV aberta e TV por assinatura. A Televisão Digital. A indústria audiovisual no Brasil.
– Formatos
Os tipos de formato existentes: jogos, programas de auditório, programas de debates, programas de entrevistas, “reality shows”. A criação de novos formatos para a TV brasileira e a adaptação de formatos internacionais. A produção dos formatos: custos (orçamentos), equipes técnicas e de criação, dificuldades específicas.
– Outras Mídias
Filmes são baixados pela internet, pelo celular; celulares possuem câmeras de vídeo e passam a registrar acontecimentos cotidianos, como nos primórdios do cinema. O que nos reservam estas novas plataformas? Que tipo de cinema passará a ser realizado? Estas são questões que apontam para o futuro e que, nesta aula, serão tratadas como novas possibilidades de realização e exibição.
– Roteiro
Ideia, Story line, Sinopse, Perfil de Personagens, Argumento, Estrutura, Roteiro, Formato, Conflito, Ação, Ambientes. Palestra com roteirista.
– Iluminação e Câmera
Luz, Cor, Câmera, Lentes, composição, enquadramento, movimentos de câmera, iluminação, tipos de equipamentos. O sinal de vídeo. Imagem Digital.
– Figurino/Maquiagem
Qualidades do figurino. Informativo, Narrativo, Funcional. Qualidade plástica. A roupa é a pele do personagem. Vestir o ator ou vestir o personagem. Estilo de roupa. Figurino como elemento narrativo.
– Direção
Lendo o roteiro. O conflito básico. Estética narrativa. Tempo dramático. Posicionando a câmera. Planejar ou improvisar? Forma ou conteúdo. Ensaios. Exercícios com atores. Palestra com Diretor.
– Elenco
Escolha do elenco. Adequação do ator ao personagem. Elenco de Apoio. Figuração. Agências de Figuração.
– Cenografia e Direção de Arte
A equipe. Qualidades da Cenografia. Cenários. Adereços.
– Captação de Som
Natureza do som. Áudio. Captação de Som. Gravação de áudio. Tipos de microfones. Operação de áudio. Perspectiva Acústica.
– Produção Musical
A importância da música. Sonoplastia. Música Incidental. Música do personagem. Efeitos Sonoros. Ruídos. Dublagem.
– Computação Gráfica
O que é, como funciona, aonde aplicar, custo x benefício. Exemplos
– Edição
Porque editar. Edição não linear. Alternado a realidade. Corte seco. Continuidade de movimento. Transições. Efeitos de edição. Cutways. Eixo de 180 graus. Linha de ação. Deslocando o som. Flash. Fast e slow motion.
– Produção
Como organizar uma produção audiovisual. Cronograma, Decupagem, Etapas do processo produtivo, Orçamento, Equipes, Organograma, Funções e Responsabilidades, Plano de gravação, Logística de transporte e alimentação, Autorizações, Contratos, Direitos Autorais, Sindicatos.
– Comercialização
Editais e Pitchings. Relacionamento do produtor e a exibidora. Contratos. Patrocínio e Merchandising.
– Gravação
Gravação de um vídeo de 6 minutos com cenas em estúdio e externas, criação, montagem, decoração e iluminação de um cenário. Ensaio e direção de atores.
– Finalização
Edição e Sonorização do vídeo gravado pelos participantes.
Aplicações de efeitos, legendas, abertura e créditos.
– Exibição Análise
Exibição dos vídeos produzidos e finalizados pelos participantes.
Análise e crítica dos resultados obtidos.